Antiparos (grego moderno: Olντίπαρος; Grécia Antiga: Olλίαρος Oliaros) é uma pequena ilha no sul do mar Egeu, no coração das Cíclades, a cerca de 1,9 km de Paros.
Durante os tempos bizantinos e até o século XVII, as informações sobre a história de Antiparos são escassas.
Em 1207, Antiparos foi tomado pelo nobre veneziano Marco I Sanudo. Em 1537, a era veneziana chegou ao fim aquando da derrota das ciclades pelos otomanos, e permaneceu sob este domínio até à Guerra da Independência Grega em 1821. Para além disto, entre 1770-74, no período da Revolta de Orlov, Antiparos foi governada pelos russos (que removeram muitas das magníficas estalactites da caverna para o Museu Hermitage na Rússia).
Antiparos foi das primeiras ilhas a participar da Guerra da Independência e em 1832 tornaram-se oficialmente parte do estado grego.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponta sudoeste da ilha, foi usada como uma base secreta de submarinos, mas depois da guerra voltou a ser um lugar tranquilo, mesmo com surgimento e crescimento do turismo.
Quando ir?
Nós fizemos a nossa viagem na última quinzena e Setembro e, apesar de parte das lojas e restaurantes já estarem fechados, o tempo estava bastante agradável e conseguimos aproveitar a ilha.
Como ir?
Como Antiparos fica "a um pulinho" de Paros, não podíamos perder esta visita.
Antiparos tem ligação a Paros (e vice-versa) através de um ferry que só faz esta travessia.
Podes consultar os horários do ferry aqui
Apesar de estarmos hospedadas no centro de Paros, Parikia, e de termos o porto mesmo ali ao lado, ouvimos o conselho de um local e apanhámos o ferry no porto de Pounta. O bilhete custa 1,30€ por pessoa e a viagem demora cerca de 10 minutos.
O que fazer?
Chegámos perto da hora de almoço, e tal como em Paros, com menos de 24h para conhecer a ilha fizemos-nos à estrada, e com a máquina fotográfica pronta a captar todo ar pitoresco daquela ilha.
Antiparos é uma ilha pequena, e os locais de interesse estão próximos e ao alcance de uma caminhada.
baía em Antiparos, com a ilha de Paros ao fundo
Um vilarejo junto ao mar, com a sua cor azul turquesa, calmo e relaxante, e com muito poucos habitantes, que apenas residem na ilha sazonalmente para dar resposta ao turismo que visita a ilha nos meses de verão.
Com uma pequena caminhada, facilmente encontramos a rua central, pitoresca, e tipicamente grega e onde temos o comércio local. Muitos dos restaurante e lojinhas estavam, infelizmente, fechados, mas acreditamos que no auge do turismo e do movimento a vila ganhe vida e os espaços ainda mais encanto.
A vila tem ar doce e encantador, mesmo ao jeito de qualquer cenário cinematográfico.
Praia Psaraliki
Pontos de Interesse
- The Venetian Castle of Antiparos
Emaranhado no meio das ruas, passa despercebido ao olhar dos mais distraídos, devido à sua destruição e pequena dimensão. Mas vá e veja por si, descubra as particularidades deste pequeno pedaço de história da ilha.
Este é um exemplo da presença dos latinos (XIII a XVI) nas Cíclades. A sua construção é de meados do século XV, quando Giovanni Loredano se casou com Maria Sommaripa de Antiparos. É considerada a estrutura medieval mais interessante do Mar Egeu.
Originalmente, o castelo era composto por uma torre principal, no centro e casas ao redor. A base da torre é a única parte que resta até aos dias de hoje.
A única entrada era na ala sul, perto da praça de Antiparos, um portal gótico que está intacto até aos dias de hoje.
- Antiparos Cave
As caves, também chamadas de Cave of Agios Ioannis Church ficam a 8kms de distância da cidade. Esta maravilha natural é a principal atração da ilha.
A caverna de Antiparos é a única caverna vertical na Europa, com aproximadamente 85 metros de profundidade. Aqui você irá encontrar as mais belas estalactites e estalagmites, fazendo desta caverna um excelente museu natural, com a estalactite mais antiga da Europa, estimada em 45 milhões de anos.
Se tiveres oportunidade, visita! Nós deixamos essa ponto em segundo plano, mas pensamos ser um ótimo lugar a visitar.
Onde ficar?
Nós ficamos hospedadas no Hotel Antiparos
Demos a classificação de 10/10 no Booking.
O quarto era simples mas agradável. A casa de banho estava remodelada e limpa. Tinha varanda com estendal, chaleira eléctrica e frigorífico.
O pequeno-almoço foi servido no terraço e foi maravilhoso.
O casal que gere o hotel foi muito simpático e acolhedor.
E lembra-te: You just need two feet and a heart beat... you can go anywhere
Comentários
Enviar um comentário